TROCAS E DEVOLUÇÕES

A PuraFlor.com.br realiza um cuidadoso processo de avaliação de fornecedores, e todas as peças adquiridas passam por análise prévia antes de serem ofertadas em nossa loja, a fim de assegurar a qualidade dos produtos e a satisfação de nossos consumidores.

Além disso, a PuraFlor.com.br procura oferecer o máximo de detalhes sobre cada produto, seja por meio do conteúdo descritivo, ou através da riqueza de imagens das peças. A diversidade de fotografias é também um grande diferencial da PuraFlor.com.br e exclusivo no mercado de moda: sistemas de fechamento, verso da peça, acabamentos e itens como botões extras são algumas das imagens feitas em nosso estúdio, e acrescentadas às fotos originais das peças, geralmente fornecidas pelas confecções, ou a outras também produzidas internamente.

Por fim, a PuraFlor.com.br dedica especial atenção às medidas de cada peça. Por não existir um padrão de medidas no Brasil, cada confecção desenvolve suas criações com base na tabela de medidas interna. Em cada descrição do produto, a PuraFlor.com.br procura informar, sempre que disponível, a Tabela de Medidas fornecida pela confecção. No entanto, a PuraFlor.com.br vai além: extrai as medidas de todas as peças oferecidas, para garantir o máximo de exatidão nas informações prestadas. E mais: apresenta também das medidas adicionais, como o comprimento e largura de mangas, comprimento de saias e blusas, tamanho de fendas e decotes, dentre outras que se julguem necessárias, para que não restem dúvidas no momento da escolha.

Com tudo isso, a PuraFlor.com.br deseja proporcionar a você a sensação de contato real do produto, levando à melhor decisão de compra e reduzindo risco de desistência de compra, trocas ou devoluções.

No entanto, a PuraFlor.com.br compreende que compras à distância são suscetíveis a dúvidas e arrependimentos, e para esclarecer e agilizar os processos de Troca ou Devolução elaborou alguns procedimentos, todos de acordo com Código de Defesa do Consumidor.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

O processo de Troca ou Devolução é simples, mas algumas informações e procedimentos devem ser observados.

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR: A PuraFlor.com.br preza pela manutenção do relacionamento com o cliente e respeita o Código de Defesa do Consumidor, principalmente quando se trata de devolução conforme regulamentada em seu artigo nº 49: "O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 (sete) dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio." Para fins de consulta, a PuraFlor.com.br disponibiliza o link para consulta ao Código de Defesa do Consumidor, Lei no.8.078, de 11 de setembro de 1990: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm.

COMUNICAÇÃO: As ocorrências devem ser comunicadas com antecedência à PuraFlor.com.br, usando os canais e meios descritos mais abaixo, e de acordo com o prazo e a razão da solicitação de Troca ou Devolução.

PRAZO DE RESPOSTA: Todas as mensagens e solicitações enviadas à PuraFlor.com.br são respondidas em até 2 (dois) dias úteis.

TROCAS: Caso não seja possível a troca por produto com as mesmas características gerais daquele originalmente adquirido devido à indisponibilidade de estoque (falta do modelo, tamanho, cor, quantidade), a PuraFlor.com.br fará a devolução do valor pago correspondente conforme Nota Fiscal, ou gerará um cupom a ser usado em compra futura (a escolha ficará a critério do cliente).

DEVOLUÇÃO DO VALOR PAGO: A devolução de valores será realizada por intermédio do facilitador de pagamento usado na transação, conforme as regras estabelecidas por eles em processos de disputas, estornos parciais ou cancelamentos totais de pedidos, e de acordo com a forma de pagamento escolhida na compra.

ANÁLISE DO PRODUTO DEVOLVIDO: O prazo para análise do produto devolvido é de até 5 (cinco) dias corridos a contar da data de recebimento pela PuraFlor.com.br para produtos devolvidos sem uso. Para itens com relato de identificação de defeito após o uso, o prazo poderá se estender por até 30 (trinta) dias corridos, caso necessite de análise técnica especializada. A PuraFlor.com.br se reserva o direito de não efetuar a troca ou o reembolso do valor pago nas seguintes situações: não constatação do dano descrito pelo cliente, indícios de uso inadequado do produto, indícios de dano acidental ou provocado, desgaste natural em decorrência do uso, lavagem inadequada do produto. Em qualquer um destes casos, o produto original será reenviado ao comprador.

 

SITUAÇÕES E PROCEDIMENTOS

A seguir, as situações em que a Troca ou Devolução é permitida, bem como os procedimentos necessários em cada caso.

 

RECUSA NO RECEBIMENTO

Se uma das hipóteses citadas abaixo ocorrer, sempre que possível no ato da entrega, recuse o recebimento da encomenda:

► Desistência da compra (arrependimento);

► Embalagem aberta ou avariada (rasgada, molhada, suja, produto);

► Produto em desacordo com o pedido - por exemplo: ao toque, peso, vibração ou ruído ao agitar, pacote claramente contendo objeto divergente do(s) produto(s) adquirido(s);

► Pedido incompleto - por exemplo: tamanho do pacote visivelmente incompatível com a quantidade de peças adquiridas.

Como proceder:

1º) Entre imediatamente em contato com PuraFlor.com.br através do formulário “Fale Conosco” disponível no site ou pelo e-mail atendimento@puraflor.com.br, informando a recusa e o motivo, dentre os citados acima. 

2º) A Pura Flor fará o acompanhamento da devolução junto aos Correios, e assim que a encomenda retornar, será realizada a avaliação de acordo com o motivo de recusa apresentado.

3º) A Pura Flor entrará em contato para identificar se deseja a remessa de novo produto com as mesmas características do pedido original conforme disponibilidade, ou a devolução do valor pago constante da Nota Fiscal (valor da venda, incluindo o frete).

 

DEVOLUÇÃO DEVIDO A ARREPENDIMENTO APÓS A ENTREGA

Se em até 7 (SETE) DIAS CORRIDOS após receber o produto, você resolver devolvê-lo por arrependimento, poderá fazê-lo observando as seguintes condições:

► O produto não poderá ter indícios de uso;

► O produto deverá ser encaminhado na embalagem original, acompanhado de Nota Fiscal, etiquetas, tag (etiqueta com código de referência do produto) devidamente fixadas no produto e acompanhado de todos os seus acessórios;

► Caso seja identificada qualquer divergência ou intervenção que implique em depreciação do produto, a PuraFlor.com.br se reserva o direito de não aceitar a devolução, e retornará o produto ao remetente.

Como proceder:

1º) Entre em contato com PuraFlor.com.br através do formulário “Fale Conosco” disponível no site ou pelo e-mail atendimento@puraflor.com.br, em até 7 (SETE) DIAS CORRIDOS a contar da data do recebimento do produto, informando sobre o arrependimento (não há necessidade de detalhar a justificativa).

2º) A PuraFlor.com.br retornará a mensagem com as orientações sobre embalagem e postagem do produto.

2º) A PuraFlor.com.br fará o acompanhamento da devolução junto aos Correios, e assim que a encomenda retornar, será realizada a avaliação das condições do produto.

3º) Atendidas todas as condições, a PuraFlor.com.br fará a devolução do valor pago constante da Nota Fiscal (valor da venda, incluindo o frete), e também reembolsará pelas despesas com devolução.

 

TROCA EM RAZÃO DE COR OU TAMANHO

A Puraflor.com.br procura ofercer o máximo de informações a respeito dos produtos (imagens, descrição, Tabela de Medidas), e também disponibiliza canais de atendimento para esclarecimentos de dúvidas. No entanto, é fato que a venda à distância pode gerar expectativas nem sempre correspondidas quando comparada a uma transação presencial. Desse modo, a Puraflor.com.br poderá fazer troca de cor e/ou tamanho, desde que possua o item em estoque (sempre do mesmo modelo adquirido). 

O prazo para notificar a Puraflor.com.br a intenção de troca por outra cor e/ou tamanho é de até 7 (SETE) DIAS CORRIDOS após receber o produto. O prazo para devolver o produto pra troca é de 30 (TRINTA) DIAS CORRIDOS a contar da data de recebimento (prazo para postagem, não compreendendo o prazo em que a remessa estiver em posse dos Correios).

Ao receber a solicitação de troca, a  Puraflor.com.br fará a verificação da disponibilidade de cor e tamanho desejados, e somente então orientará o cliente a iniciar o processo retorno do produto, deixando o novo produto reservado em estoque. Caso não haja disponibilidade do produto, a Puraflor.com.br comunicará ao cliente, que decidirá se permanecerá com o produto que tem em mãos ou fará a devolução (neste caso, o processo a ser gerado será o de DEVOLUÇÃO DEVIDO A ARREPENDIMENTO APÓS A ENTREGA, descrito anteriormente).

Sendo autorizado o processo de TROCA, as seguintes condições deverão ser atendidas:

► O produto não poderá ter indícios de uso;

► O produto deverá ser encaminhado na embalagem original, acompanhado de Nota Fiscal, etiquetas, tag (etiqueta com código de referência do produto) devidamente fixadas no produto e acompanhado de todos os seus acessórios;

► Caso seja identificada qualquer divergência ou intervenção que implique em depreciação do produto, a PuraFlor.com.br se reserva o direito de não aceitar a devolução, e retornará o produto ao remetente.

Como proceder:

1º) Entre em contato com PuraFlor.com.br através do formulário “Fale Conosco” disponível no site ou pelo e-mail atendimento@puraflor.com.br, em até 7 (SETE) DIAS CORRIDOS a contar da data do recebimento do produto, informando sobre o desejo de troca (apenas por tamanho e/ou cor).

2º) A PuraFlor.com.br retornará a mensagem informando sobre a disponibilidade ou não de estoque.

3º) Havendo disponibilidade de estoque, a PuraFlor.com.br fará a reserva do novo produto e orientará o cliente a respeito do envio do produto que tem em mãos para a troca.

4º) Assim que a remessa retornar, será realizada a avaliação das condições do produto.

5º) Atendidas todas as condições, a PuraFlor.com.br fará o envio do produto substituto.

Em processos de troca, o cliente arcará com os custos de retorno do produto à PuraFlor.com.br, e a PuraFlor.com.br arcará com os custos remessa do produto substituto ao cliente.

 

EMBALAGEM VIOLADA, PEDIDO EM DESACORDO OU PRODUTO DANIFICADO COM CONSTATAÇÃO APÓS ENTREGA

Se após receber o produto, em até 30 (TRINTA) DIAS CORRIDOS a contar da data de recebimento, forem identificados indícios de violação de embalagem, conteúdo em desacordo (item divergente ou faltante), ou produto com dano evidente, você poderá devolvê-lo ou trocá-lo, observando as seguintes condições:

► O produto não poderá ter indícios de uso;

► O produto deverá ser encaminhado na embalagem original, acompanhado de Nota Fiscal, etiquetas, tag (etiqueta com código de referência do produto) devidamente fixadas no produto e acompanhado de todos os seus acessórios;

► Caso seja identificada qualquer divergência em relação ao motivo apresentado que motivou a solicitação de troca ou devolução, a PuraFlor.com.br se reserva o direito de não aceitar a devolução, e retornará o produto ao remetente.

Como proceder:

1º) Entre em contato com PuraFlor.com.br através do formulário “Fale Conosco” disponível no site ou pelo e-mail atendimento@puraflor.com.br, detalhando o motivo pelo qual a troca ou devolução se faz necessária (se desejar, poderá anexar imagens apontando a anomalia).

2º) Após análise, a PuraFlor.com.br retornará a mensagem com as orientações sobre embalagem e postagem do produto.

2º) A PuraFlor.com.br fará o acompanhamento da devolução junto aos Correios, e assim que a encomenda retornar, será realizada a avaliação das condições do produto.

3º) Atendidas todas as condições, a PuraFlor.com.br fará a devolução do valor pago constante da Nota Fiscal (valor da venda, incluindo o frete); realizará a troca conforme disponibilidade de estoque ou gerará um cupom que poderá ser usado em compra futura – a escolha fica a critério do cliente, e desde que atenda às regras do facilitador de pagamento escolhido.  A PuraFlor.com.br reembolsará o cliente pelas despesas de postagem de devolução do produto danificado, divergente ou defeituoso, e também arcará com as despesas de envio do novo produto, desde que seja esta a opção escolhida.

 

PRODUTO COM DEFEITO

O produto com defeito é caracterizado por problemas decorrentes por falhas de fabricação, cuja constatação pode ocorrer de imediato (antes do uso) ou apenas com o uso do bem.

Ao identificar um defeito de fabricação no produto antes do uso, mesmo que já tenha retirado as etiquetas ou tags anexas a ele, ainda assim poderá entrar em contato com a Puraflor.com.br para dar andamento à análise da ocorrência. Já a constatação de defeito em itens de vestuário após o uso é, por vezes, um tema que exige análise criteriosa, pois, de um lado, leva em consideração a qualidade da matéria-prima usada na produção da peça, os processos de tingimento, lavagem, corte, costura, acabamento e armazenagem do produto e, por outro lado, o tempo e condições de uso, procedimentos de lavagem, alvejamento, secagem, passadoria e conservação adotados pelo usuário.  Além disso, determinados tecidos, acabamentos, bordados e aplicações requerem atenção redobrada em seus cuidados, visto serem mais sensíveis do que outros.

No entanto, por ser considerado um bem durável, o item de vestuário tem garantia legal de 90 (NOVENTA) DIAS CORRIDOS contra defeitos de fabricação. Por isso, caso constate o defeito imediatamente ao receber o produto ou, com o uso, note problemas como desbotamento acentuado, desgaste injustificado, quebra ou rompimento sem esforço, ou outros problemas que considere desproporcionais à qualidade, condições de uso e demais procedimentos comuns de conservação, e desde que seguidas todas as recomendações do fabricante, poderá solicitar a análise da PuraFlor.com.br, e também a troca ou devolução do produto.

Como proceder:

1º) Entre em contato com PuraFlor.com.br através do formulário “Fale Conosco” disponível no site ou pelo e-mail atendimento@puraflor.com.br, detalhando o motivo pelo qual a troca ou devolução se faz necessária (se desejar, poderá anexar imagens apontando a anomalia).

2º) Após análise, a PuraFlor.com.br retornará a mensagem com um Questionário, cuja extensão poderá variar de acordo com o problema apontado, e que deverá ser respondido pelo cliente e enviado à PuraFlor.com.br em até 5 (cinco) dias úteis.

3º) A PuraFlor.com.br avaliará as informações fornecidas, e poderá submetê-las também à análise prévia de especialistas técnicos, que serão responsáveis por solicitar ou não ao cliente que envie o produto para análise. Caso seja necessário, também solicitará informações por telefone ou imagens adicionais.

4º) Tendo sido autorizado o envio para análise, o cliente deverá fazer a postagem do produto conforme orientações que lhe serão enviadas. Assim que recebido, o produto passará pela análise da equipe da PuraFlor.com.br, de técnicos especializados externos ou ainda com o suporte do fabricante a fim de comprovar as alegações fornecidas a respeito do problema. Em se tratando de item já com uso, e submetido a processos como lavagem, secagem, dentre outros, o prazo para análise poderá levar até de 30 (TRINTA) DIAS CORRIDOS, considerando o prazo de análise feita por terceiros, quando necessário.

5º) Tendo sido comprovado o defeito em decorrência de problemas de fabricação, a PuraFlor.com.br fará a devolução do valor pago constante da Nota Fiscal (valor da venda, incluindo o frete); realizará a troca conforme disponibilidade de estoque ou gerará um cupom que poderá ser usado em compra futura – a escolha fica a critério do cliente, e desde que atenda às regras do facilitador de pagamento escolhido.  A PuraFlor.com.br reembolsará o cliente pelas despesas de postagem de devolução do produto defeituoso, e também arcará com as despesas de envio do novo produto, desde que seja esta a opção escolhida.

6º) Se diante das informações fornecidas inicialmente no Questionário respondido pelo cliente, a análise prévia feita pela PuraFlor.com.br apontar indícios de mau uso ou desgaste natural do produto, o envio para Troca ou Devolução não será autorizado. Caso seja autorizado, e após análise técnica o laudo apontar indícios de mau uso ou desgaste natural, o produto será reenviado ao cliente, sem direito a troca ou restituição de valores.